segunda-feira, 9 de maio de 2011

O contexto cultural dos Evangelhos - Capítulo II


O contexto cultural dos Evangelhos (Política):


§Os judeus se encontravam sob o julgo romano, e julgavam suas questões religiosas através do Sinédrio, porém, não exerciam a pena capital, mas castigavam com as famosas “quarenta chibatadas menos uma” (Jo. 18.31);
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Os judeus eram tributados pelos romanos através dos publicanos;






O contexto cultural dos Evangelhos (línguas):


§Quatro línguas eram faladas:
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HEBRAICO: Era a língua pátria dos judeus, era mais usada no templo e nas atividades religiosas;





§ARAMAICO: Era a língua popular da palestina, usada pelos judeus após o cativeiro babilônico (Jr. 25.11) era derivado do alfabeto fenício;





GREGO: Era a língua predominante da época. O grego usado nos Evangelhos, era o grego “Koiné” (popular);




LATIM: Era a língua do império romano, falada pelos soldados e cidadãos romanos, era uma língua importante na época no contexto da palestina.




O contexto cultural dos Evangelhos (Infra-estrutura):



§Roma recolhia impostos de todas as regiões do império (Mt.22.17-22);
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Os impostos eram para manter o império, seu exército e para financiar obras públicas (estradas, pontes, edificações etc.);
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Curiosidade: A  rede de estradas e vias principais construídas pelos romanos, chegava à 80.000 quilômetros de extensão.



O contexto cultural dos Evangelhos (Crenças):


§Os judeus eram monoteístas - após a destruição de Jerusalém em 586, justamente em consequência da idolatria (II Cr. 36.14-16);
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Os pagãos eram politeístas;
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As liturgias pagãs envolviam até orgias entre sacerdotes e
ofertantes. Na cidade de Corinto havia um templo de Afrodite (Vênus) deusa do amor sensual com mais de 1.000 prostitutas cultuais para satisfazerem os “adoradores”.


O contexto cultural dos Evangelhos (Instituições e facções):

Sinédrio - Sinagoga - Templo

O contexto cultural dos Evangelhos – Instituições (SINÉDRIO):



§Era o supremo conselho que regia todas as questões religiosas dos judeus;
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Parecia com aquele grupo de anciãos formado por Moisés para que
o ajudasse no julgamento do povo (Ex. 18.25);
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Era composto por setenta homens. Não podiam decretar a pena
capital, por isso que levaram Jesus para Pilatos que era representante do império romano (Jo. 18.31).

O contexto cultural dos Evangelhos – Instituições (SINAGOGA):




§Surgiram no período do cativeiro babilônico para suprir a falta do templo que fora destruído;
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Era uma instituição com a finalidade de instruir os judeus em sua
religião e tradição;
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Era constituída em vários lugares; prova disso é que na maioria das
cidades visitadas por Paulo em suas viagens missionárias, ele encontrou uma sinagoga (At. 13.14; 17.1,2).

O contexto cultural dos Evangelhos – Instituições (TEMPLO):



§Local onde os judeus iam para oferecer sacrifícios, acabou virando lugar de comércio, e este comportamento fora condenado por Jesus (Jo. 2.13-16);
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O templo relatado nos Evangelhos era o mesmo que foi
reconstruído após o retorno do cativeiro (536 a.C.).


O contexto cultural dos Evangelhos – Facções (FARISEUS):


§Era a seita judaica mais influente no período dos Evangelhos, inclusive Paulo antes de sua conversão pertencia a ela (Fp. 3.5; At. 23.6); considerados hipócritas e tradicionalistas (Mt. 23);
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Eram muito influentes nas sinagogas, por isso que Paulo tinha
facilidade de falar para eles (At. 13.14ss; 17.1,2);


§Mais apegados á tradição oral que a Lei escrita. Seu nome deriva-se do hebraico “farash” que significa “SEPARA-SE”;
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§Eram legalistas mas acreditavam no mundo espiritual, ao contrário dos Saduceus (At. 23.8; Mt. 22.23).



O contexto cultural dos Evangelhos – Facções (SADUCEUS):


§Formado pela aristocracia judaica e dominavam o Templo e o Sinédrio e a administração política de Jerusalém;
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O Sumo Sacerdote era Saduceu;
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Não resistiram a destruição de Jerusalém
em 70 d.C.
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“Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão,
mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?” (Mt. 16.11)


O contexto cultural dos Evangelhos – Facções (ZELOTES):


§Facção religiosa de caráter revolucionário, lutavam violentamente contra o império romano em defesa de Jerusalém;
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Foi o grupo que encabeçou a resistência armada à Roma que
culminou com a destruição de Jerusalém em 70 d.C.;
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Simão, um dos doze apóstolos, havia pertencido a este grupo (Lc.
6.15; At. 1.13)


O contexto cultural dos Evangelhos – Facções (ESSÊNIOS):


§Possuiam os mesmos ideais dos Zelotes, de libertação do domínio pagão, porém eram pacíficos; Viviam nos campos como uma comunidade agrícola;
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Sua principal característica era o isolamento, acreditavam que
vivendo assim estariam livres do julgo e influência pagãs;
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Tinham certa influência da cultura persa, como o dualismo, a idéia
da luta das forças do bem contra as forças do mal.


O contexto cultural dos Evangelhos – Facções (HERODIANOS):


§Partidários da dinastia de Herodes o Grande, consideravam seus sucessores como se fossem o Messias; Eram Idumeus (Edomitas), segundo Gn. 25.29-30 e Dt. 23.8, eles têm parentesco com os Judeus;
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Governavam sobre os Judeus a serviço dos romanos;
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Ficavam doutrinariamente entre os Fariseus e os Saduceus, e por
levar em conta a descendência messiânica de Herodes, também perseguiam a Jesus (Mc. 3.6; 12.13 Mt. 22.16).



O contexto cultural dos Evangelhos – Facções (ESCRIBAS):


Por causa da grande dispersão dos judeus criou-se a necessidade de se ter muitos exemplares da lei, já que cada congregação necessitava de uma cópia da lei. Os escribas eram estes copistas profissionais e tornaram-se peritos no estudo do texto sacro. Estavam em igualdade com os sacerdotes nos assuntos religiosos. 

Um comentário:

  1. Muito bom as informações ao nosso alcance. Porém, muito melhor é ouvir-te dicertando lá na aula.

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